Monday 14 May 2018

Definição do sistema de negociação bilateral


Princípios do sistema de negociação.


Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos jurídicos que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas vários princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema comercial multilateral.


Um olhar mais atento a esses princípios:


Mais informações introdutórias.


Comércio sem discriminação.


1. A nação mais favorecida (NMF): tratar as outras pessoas igualmente De acordo com os acordos da OMC, os países normalmente não podem discriminar entre seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (tal como uma taxa de direitos aduaneiros mais baixa para um dos seus produtos) e terá que fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.


Este princípio é conhecido como tratamento da nação mais favorecida (MFN) (ver caixa). É tão importante que é o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF também é uma prioridade do Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) (Artigo 2) e do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.


Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de livre comércio que se aplique somente a bens comercializados dentro do grupo - discriminando bens de fora. Ou podem dar aos países em desenvolvimento acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode levantar barreiras contra produtos que são considerados como sendo negociados injustamente de países específicos. E nos serviços, os países são autorizados, em circunstâncias limitadas, a discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções sob condições estritas. Em geral, MFN significa que toda vez que um país reduz uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes.


2. Tratamento nacional: Tratar estrangeiros e moradores da região igualmente Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados igualmente - pelo menos depois que as mercadorias estrangeiras tenham entrado no mercado. O mesmo se aplica aos serviços estrangeiros e domésticos e às marcas comerciais estrangeiras e locais, direitos autorais e patentes. Este princípio de “tratamento nacional” (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três acordos principais da OMC (Artigo 3 do GATT, Artigo 17 do GATS e Artigo 3 do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é tratado de forma ligeiramente diferente em cada um deles.


O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrar no mercado. Portanto, a cobrança de um imposto alfandegário sobre uma importação não é uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não recebam uma taxa equivalente.


Comércio livre: gradualmente, através da negociação.


A redução das barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de incentivar o comércio. As barreiras em causa incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou quotas que restringem as quantidades de forma seletiva. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.


Desde a criação do GATT, em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. Inicialmente, eles se concentraram na redução de tarifas (taxas alfandegárias) sobre bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as tarifas dos países industrializados sobre os produtos industriais haviam caído de forma constante para menos de 4%.


Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para abranger as barreiras não-tarifárias sobre mercadorias e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.


Abrir mercados pode ser benéfico, mas também requer ajustes. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de “liberalização progressiva”. Os países em desenvolvimento geralmente recebem mais tempo para cumprir suas obrigações.


Previsibilidade: através de vinculação e transparência.


Às vezes, prometer não levantar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto diminuir uma, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara de suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, empregos são criados e os consumidores podem desfrutar plenamente dos benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente de negócios estável e previsível.


A Rodada Uruguai aumentou as ligações.


Percentagens das tarifas consolidadas antes e depois das conversações de 1986-94.


Linha de Negociação Multilateral - MTF.


O que é um "mecanismo de negociação multilateral - MTF"


Um sistema de negociação multilateral (MTF) é um termo europeu para um sistema de negociação que facilita a troca de instrumentos financeiros entre várias partes. Os mecanismos de negociação multilateral permitem que os participantes de contratos elegíveis obtenham e transfiram uma variedade de títulos, especialmente instrumentos que podem não ter um mercado oficial. Estas instalações são muitas vezes sistemas eletrônicos controlados por operadores de mercado aprovados ou por bancos de investimento maiores. Os comerciantes geralmente enviam pedidos eletronicamente, onde um mecanismo de software correspondente é usado para emparelhar os compradores com os vendedores.


Sistema de Negociação Alternativa - ATS.


Mercado de ações.


Mercado de Ações.


Bolsa de Valores de Bombaim (BSE).BO.


QUEBRANDO “Instrumento de Negociação Multilateral - MTF”


Os sistemas multilaterais de negociação (MTFs) oferecem aos investidores de retalho e às empresas de investimento um local alternativo à negociação em bolsas formais. Antes de sua introdução, os investidores precisavam confiar em bolsas de valores nacionais, como a Euronext ou a London Stock Exchange (LSE). Velocidades de transação mais rápidas, custos mais baixos e incentivos de negociação ajudaram os MTFs a tornarem-se cada vez mais populares na Europa, embora o NASDAQ OMX Europe tenha sido fechado em 2010, uma vez que os MTFs enfrentam intensa concorrência entre si e estabeleceram bolsas de valores.


Os MTFs têm menos restrições em relação à admissão de instrumentos financeiros para negociação, permitindo que os participantes troquem mais ativos exóticos. Por exemplo, o LMAX Exchange oferece câmbio local e comércio de metais preciosos. A introdução de MTFs levou a uma maior fragmentação nos mercados financeiros, já que uma única segurança pode agora ser listada em vários locais. Os corretores responderam oferecendo roteamento inteligente de pedidos e outras estratégias para garantir o melhor preço entre esses vários locais.


Alguns bancos de investimento - que já estavam executando sistemas internos de cruzamento - também converteram seus sistemas internos em MTFs. Para o intercâmbio, o UBS estabeleceu seu próprio MTF, que trabalha em conjunto com seus sistemas internos de cruzamento, enquanto outros bancos internacionais de investimentos, como o Goldman Sachs, planejam lançar seus próprios MTFs. Esses bancos de investimento têm maiores economias de escala para competir com as bolsas de valores tradicionais e poderiam realizar sinergias com suas operações comerciais existentes.


Nos Estados Unidos, o equivalente de MTFs é conhecido como Alternative Trading Systems (ATSs). Esses ATSs são regulados como corretores-negociantes em vez de bolsas na maioria dos casos, mas ainda precisam ser aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio e devem atender a certas restrições. Nos últimos anos, a SEC intensificou suas atividades de fiscalização em torno dos ATSs em um movimento que poderia transbordar para os MTFs na Europa. Isto é especialmente verdadeiro para dark pools e outros ATS que são relativamente obscuros e difíceis de negociar e valorizar. Os ATS mais conhecidos nos Estados Unidos são as Redes de Comunicações Eletrônicas - ou ECNs - que facilitam os pedidos.


Sistema de Negociação Bilateral.


Neste artigo vamos discutir sobre o sistema de comércio bilateral. Hoje em dia, a maioria dos países, desenvolvidos e em desenvolvimento, está em busca de um sistema de comércio bilateral. A popularidade do sistema de comércio bilateral está aumentando dia a dia. O número de acordos comerciais bilaterais aumentou muito na última década. Atualmente, o número total de acordos comerciais bilaterais em todo o mundo ultrapassou as marcas de trezentos dígitos.


Na região Ásia-Pacífico, o número de comércio bilateral triplicou nos últimos cinco anos. A economia global também mudou durante a última década. Portanto, neste cenário de mudança, mais países estão indo agora para o sistema de comércio bilateral. Os países da União Européia estão agora muito interessados ​​em estabelecer acordos bilaterais com as nações asiáticas.


A Organização Mundial do Comércio fez vários acordos bilaterais com os Estados Unidos da América. Em um sistema de comércio bilateral, dois países estabeleceram um acordo comercial entre eles.


De acordo com os termos e considerações contidos no acordo, a negociação entre os dois é feita. É útil para ambos os países, pois um país pode alcançar petróleo enquanto o outro é rico em tecnologia. Portanto, esses dois países podem concordar em negociar e trocar petróleo por novas tecnologias ou vice-versa.


Em 2006, os EUA fizeram um acordo comercial com a República Popular da China. O acordo entre o gigante das duas empresas do mundo foi extremamente importante para o resto do mundo. Ambos os países são tecnologicamente atingidos, embora a economia da China ainda esteja em desenvolvimento. Este acordo se apoderou da guerra fria entre os EUA e a China até certo ponto.


Assim, é visto que o sistema de comércio bilateral tem um impacto significativo sobre as questões políticas globais também. A crescente popularidade dos acordos comerciais bilaterais apenas comprova a afirmação acima.


O sistema multilateral de comércio.


As principais mudanças no sistema multilateral de comércio mundial desde e incluindo a Rodada do Uruguai do GATT em 1994 são resumidas, e as reformas mais urgentes necessárias para manter o sistema funcionando são destacadas. As raízes das mudanças ocorridas remontam à transformação do sistema de comércio iniciado na Rodada Uruguai, no qual as novas questões de propriedade intelectual e serviços foram incluídas; no entanto, a disseminação do uso da Internet em meados da década de 1990 foi igualmente importante. Além disso, há mudanças contínuas no clima de idéias que levantam questões sobre o modelo neoclássico no centro da política econômica e comercial. Argumenta-se que para que o sistema baseado em regras seja duradouro, lidar com essas mudanças exigirá uma reforma estrutural não apenas da OMC (substituição do GATT), mas também da arquitetura internacional do pós-guerra.


Palavras-chave: GATT, comércio internacional, sistema multilateral de comércio mundial, política comercial, Rodada Uruguai, OMC.


Multilateral, regional, bilateral: qual acordo é melhor?


Fellow do Centro de Pesquisa da Ásia, Universidade de Murdoch.


Declaração de Divulgação.


Jeffrey Wilson não trabalha para, consulta, possui ações ou recebe financiamento de qualquer empresa ou organização que se beneficiaria com este artigo, e não revelou afiliações relevantes além de sua nomeação acadêmica.


A Murdoch University fornece financiamento como membro da The Conversation AU.


A Conversation UK recebe financiamento da Hefce, Hefcw, SAGE, SFC, RCUK, The Nuffield Foundation, The Ogden Trust, Royal Society, The Wellcome Trust, Fundação Esmée Fairbairn e The Alliance for Useful Evidence, bem como sessenta e cinco membros da universidade.


Republicar nossos artigos gratuitamente, on-line ou impressos, sob licença Creative Commons.


Um dos primeiros atos do governo de Tony Abbott foi declarar que pretendia "abraçar o livre comércio" em seu primeiro mandato. Chamando o ministro do Comércio de "embaixador para empregos" da Austrália, a Coalizão apostou sua credibilidade econômica e de política externa na promessa de finalizar uma série de acordos de livre comércio que fizeram progressos limitados sob os antigos governos trabalhistas.


Mas a Austrália já tem muito comércio em sua chapa. É participante das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e é parte das negociações da Parceria Transpacífica (TPP) e da Parceria Econômica Global (RCEP) na Ásia.


Também abriu negociações comerciais bilaterais com cinco de seus mais importantes parceiros econômicos - China, Japão, Coréia, Indonésia e Índia.


Esta é uma agenda de política comercial muito concorrida, caracterizada por iniciativas complexas, sobrepostas - e por vezes competitivas. Tendo em conta os recursos burocráticos e diplomáticos limitados, seria difícil e desaconselhável distribuir os esforços de forma uniforme em toda a gama de propostas.


Então, onde devem estar as prioridades da Austrália?


Existem várias maneiras de os governos promoverem o livre comércio; a liberalização do comércio pode ser negociada através de mecanismos multilaterais, bilaterais ou regionais. Cada estratégia carrega um mix de benefícios e custos.


Multilateralismo e OMC.


Historicamente, o multilateralismo tem sido a abordagem dominante, incorporada na Organização Mundial do Comércio. Atualmente, a OMC conta com 159 membros, que trocam preferências tarifárias de acordo com o princípio não discriminatório da “nação mais favorecida”.


O escopo do produto da OMC expandiu-se gradualmente desde 1948, através de uma série de rodadas de negociação; a atual é conhecida como a “rodada de desenvolvimento” de Doha, iniciada em 2001.


Multilateralismo é a abordagem “política purista” para a liberalização do comércio. Desde a adesão da Rússia à OMC em 2012, praticamente todas as economias significativas se tornaram membros, criando um sistema integrado único de regras globais de comércio.


Mas o tamanho também provou ser uma das maiores fraquezas da OMC. Ter muitos membros torna o consenso difícil de forjar e, nos últimos anos, a formação de um conjunto complexo de “coalizões” com agendas concorrentes e muitas vezes incompatíveis.


O desacordo entre essas coalizões - particularmente em relação à questão delicada da agricultura - é uma das principais razões pelas quais a Rodada de Doha está bloqueada após 12 anos de negociações.


Acordos bilaterais de livre comércio.


Com a OMC em impasse, a atenção voltou-se para os acordos bilaterais de livre comércio (ALCs). Praticamente desconhecidos antes de meados da década de 1990, esses acordos se expandiram exponencialmente durante a última década, à medida que os governos buscavam aprofundar os laços comerciais com os principais parceiros econômicos.


ALCs bilaterais tipicamente envolvem estados trocando concessões comerciais entre si, mas alguns também tratam de medidas relacionadas ao comércio, como investimento, propriedade intelectual e biossegurança.


O principal apelo dos ALCs bilaterais é a sua facilidade; com apenas duas partes, as negociações podem ser negociadas de forma eficiente. Mas como a opção rápida e fácil, eles muitas vezes ficam aquém de promover o livre comércio genuíno.


Questões comerciais importantes, mas sensíveis (agricultura, por exemplo, e serviços) são freqüentemente excluídas dos ALCs bilaterais, e muito poucas lidam substancialmente com medidas relacionadas ao comércio.


Eles também colocam o vexatório “problema da tigela de espaguete” de criar um conjunto complexo de regras sobrepostas e inconsistentes que corroem a integridade do sistema de comércio global.


Mantendo-o no "capô".


Os acordos regionais de livre comércio são a terceira opção. A meio caminho entre o multilateralismo e o bilateralismo, eles envolvem um grupo de países dentro de uma região geográfica que negocia uma área de livre comércio.


O regionalismo comercial ganhou força nos anos 1990, através da formação do bloco Mercosul (1991), da área de livre comércio ASEAN (1992) e do acordo NAFTA (1994).


A Austrália é parte em dois acordos comerciais regionais atualmente em negociação na Ásia: o TPP liderado pelos EUA e o RCEP centrado na ASEAN.


Os acordos regionais de livre comércio são às vezes considerados um ponto comercial - mais fácil do que o multilateralismo, mas mais substancial do que os acordos bilaterais. De fato, os defensores do regionalismo também os descreveram como um bloco de construção no qual os acordos multilaterais podem mais tarde ser construídos.


Ainda assim, eles enfrentam seus próprios desafios. As assimetrias de poder dentro das regiões são frequentemente muito pronunciadas, levando a acordos que favorecem o maior membro em detrimento de parceiros menores. Eles também representam o risco de “balcanizar” o sistema de comércio global dividindo a economia mundial em blocos comerciais concorrentes.


Escolhas de política comercial da Austrália?


Idealmente, o multilateralismo é a melhor estratégia para liberalizar genuinamente o comércio. Mas a rodada de Doha da OMC estagnou, e uma pequena economia como a Austrália, sem dúvida, não tem o peso de avançar significativamente as negociações por conta própria.


Nesse contexto, os formuladores de políticas têm procurado cada vez mais outros caminhos para promover a agenda comercial nacional.


ALCs bilaterais tornaram-se populares durante o início dos anos 2000. O governo Howard lançou conversações de ALC com oito parceiros comerciais, três dos quais foram concluídos durante o seu mandato.


O governo Rudd / Gillard adotou uma postura mais rígida, assinando apenas FTAs ​​que eram abrangentes e reduziam genuinamente as barreiras ao comércio em áreas de interesse para a Austrália. Essa postura se mostrou problemática e, além de dois acordos menores com a Malásia e o Chile, o Partido Trabalhista não conseguiu finalizar um importante acordo de livre comércio durante seu mandato.


O governo do Abbott sinalizou uma ênfase renovada nos acordos bilaterais, prometendo revigorar as negociações com o Japão e a Coréia e finalizar um TLC com a China dentro de 12 meses.


Mas conseguir isso envolverá uma redução significativa nos pedidos de acesso ao mercado da Austrália, e poderá colocar o governo na posição nada invejável de ter que escolher qual dos seus setores agrícolas priorizar e quais deixar de fora.


Portanto, é improvável que os ALCs bilaterais ofereçam benefícios substanciais para a economia australiana como um todo.


Nesse contexto, uma abordagem regional como a TPP é atraente. Mais fácil de negociar do que um acordo da OMC, mas ainda grande o suficiente para causar um impacto significativo, o TPP oferece a melhor esperança para a Austrália de promover a liberalização do comércio.


O fato de que a TPP pretende ser um “acordo de alta qualidade” abordando serviços, investimentos e outras barreiras regulatórias também aumentou as esperanças de que ela melhorará o registro quadriculado de ALCs bilaterais na região.


Mas apostar a fazenda comercial no TPP seria uma estratégia altamente arriscada para o governo australiano. As negociações ainda estão nos estágios iniciais e, como um pequeno player, a Austrália pode não ser capaz de pressionar efetivamente por seus principais interesses comerciais, especialmente na agricultura.


Uma complicação adicional é que a China ainda não faz parte das negociações e está promovendo o acordo RCEP, muito menos ambicioso, em concorrência com o TPP.


Nenhuma das opções de política comercial da Austrália é claramente preferível às outras. Decisões difíceis sobre priorização precisarão ser feitas para que o novo governo abraçar totalmente o livre comércio.


Esta é a segunda parte da nossa série sobre a Parceria Trans-Pacífico.

No comments:

Post a Comment